CIDADE PARTIDA

Cidade partida
Por Jedson Menezes

Entre o progresso das cidades grandes temos seus lados históricos, grandes e inesquecíveis historias podem ser contadas, pessoas que vem vivenciando tudo aquilo que ultrapassou décadas e sobrevivem na cultura dos monumentos e na história do povo.

Como primeira cidade com povoamento no Estado de Pernambuco, Igarassu palavra indígena que tem como origem do nome “canoa grande”. Uma curiosidade era a forma como era escrita, ate certo tempo era escrito com ç, sua letra foi mudada através de uma solicitação de um político que viu que tirando o sedilha do c, se tornava um nome estranho.

Tem como padroeiros da cidade os santos Cosme e Damião, eles eram médicos, é comum na cidade a distribuição de doces para crianças isso porque os padroeiros costumavam dar balas para as crianças tomarem seus remédios.

Durante a febre amarela que assolou o Estado de Pernambuco, igarassu ficava localizada no meio de cidades que tiveram muitas mortes por conta da doença, e ela foi à única cidade ao qual não foi afetada e eles atribuíram aos santos o tal milagre isto os consagrou Santos padroeiros da cidade, ao qual celebra anualmente a festa de agradecimento.

Com o passar do tempo varias historia foram passada, e isto podem ser retratadas em cada canto da cidade, com ela o progresso vem avançando gradativamente e algumas reformas foram feitas e outros monumentos da cidade foram restaurados e o que se ver é o registro de cada detalhe de uma época que vai ficar na mente para as pessoas do próprio Estado que desconhece ou de turista que vem conhecer.

Notasse que deveria ser mais valorizada pelas autoridades da cidade ou ate mesmo pelos moradores e passadas para mais gente, visto que as pessoas não costuma valorizar histórias passadas, mais vale a pena conhecer nossas origens o que é de fato nosso.

Em cada detalhe das fotos é mostrado os lugares da cidade que foram valorizadas e como ponto de encontro dos moradores e visitantes. Com suas particularidades com gente da terra que tem seu trabalho valorizado, com a sua tradição de cada movimento cultural do Estado.

Assim uma proposta de mostra uma cidade que está no novo século mais que guarda o passado, dividida entre o novo e o passado de uma forma harmônica.


Fotos em Série



















Comentários