CIDADE DAS CHAMINÉS

Cidade das Chaminés
Por Vagner Santos


Desde a década de 1550, quando o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, doou suas terrar para o seu cunhado, Jerônimo de Albuquerque, que o território hoje chamado de Paulista começou a ser habitado e reconhecido.

Centenas de anos se passaram e a cidade do Paulista veio se reinventando e tornando-se a civilização que conhecemos hoje, com comércio e prédios residenciais. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulista possui hoje pouco mais de 320 mil habitantes, que ocupam uma área territorial de 93.518 Km². Longe 17 quilômetros da capital de Pernambuco, Recife, Paulista passou a receber grandes investimentos de construtoras, que implantaram estradas e imóveis residenciais e comerciais.

Na área de diversão, o Veneza Water Park se destaca como o segundo maior parque aquático do Norte e Nordeste. O parque de diversões Mirabilândia também adquiriu propriedade no município, formando um dos maiores conglomerados de parque de diversões da América Latina.

Em educação, Paulista abriga a Faculdade Joaquim Nabuco, do grupo privado Ser Educacional, além de instalar ainda a escola técnica Senais e a instituição de cursos profissionalizantes Senac.

No final de 2015, Paulista recebeu o seu primeiro shopping center, com uma grande variedade de lojas e cinema. De acordo com a prefeitura da cidade, o índice de fluxo de pessoas na cidade depois da inauguração do centro de compras quase dobrou, principalmente consumidores que moram no litoral norte de Pernambuco.

"Cidade das Chaminés" tenta mostrar que, mesmo estando num processo de transformação, muitas construções valiosas da cidade permanecem tendo o seu lugar e, muitas vezes, até se integrando a nova paisagem.

Fotos em Série
















Comentários